Pular para o conteúdo principal

O uso do Paramento

Compartilho aqui com vocês a reflexão que nossa irmã Semy proporcionou na lista nacional, que é o uso dos nossos paramentos, em especial com a nossas vestes.

Segue abaixo o texto que a irmã Camila Prado publicou no jornal do Grande Bethel de Minas Gerais:

Paramento: use, e não abuse

Uma das coisas que mais chamam a atenção em uma Reunião das Filhas de Jó é a beleza dos nossos paramentos. Quem não fica encantado com as lindas vestes brancas trançadas com cordões, transformando as meninas em retratos parecidos com os de Anjos? E o que dizer das belas capas de veludo roxo e das coroas brilhantes as quais adornam as Filhas que compõem a tríade?

Em um primeiro momento, ao visitante leigo, pode parecer que toda a beleza da roupa das Filhas de Jó é apenas um atrativo para as meninas em idade apta se interessarem pela Ordem. Porém, ao sermos iniciadas, descobrimos que o paramento traz em si profundos significados filosóficos e morais.

Cada vez que utilizamos nossas vestes somos convidadas a refletir sobre alguns valores: pureza, união, fé, levar uma vida justa e correta e, principalmente, a IGUALDADE entre nós.

O uso do paramento tem algumas exigências: não se deve usar esmalte escuros nas unhas, nem brincos, pulseiras, maquiagem, etc. Isso muitas vezes é visto com uma resistência por parte de algumas Filhas de Jó, que acabam desrespeitando essas regras por acreditarem que são "sem importância" ou que os regulamentos estão sendo "rígidos demais".

Mas não são.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que o Bethel é um lugar especial e o momento em que nos reunimos também é especial. Por isso, não devemos esperar ter a mesma conduta que temos no mundo "lá fora". Não é que dentro do Bethel vamos ter uma conduta e lá fora outra. Mas é que dentro do Bethel estamos REFLETINDO sobre algumas questões que, geralmente, na correria do dia a dia, não paramos para pensar.

Como dito antes, a veste das Filhas de Jó nos convida a refletir sobre a busca dos mais altos ideais. Assim que as colocamos devemos nos perguntar: "Eu vivo de forma condizente com esses ideais?". Quando amarramos nossos cordões: "Eu vivo em união com minhas irmãs?". "Eu busco viver de forma pura?", "Minha forma de agir reflete o que esse paramento significa?", são outras perguntas que podem ser feitas. "Estou preparada para mostrar meu rosto às minhas irmãs, sem maquiagem, sem enfeites, sem artifícios? Estou pronta a me mostrar como realmente sou?".

Ao cuidarmos da nossa aparência quando estamos de veste, como veste bem passada, limpa, refletimos o cuidado que temos conosco. O paramento é algo sagrado para nós e se não cuidamos bem dele ou se não nos importamos com a nossa aparência quando estamos usando ele, isso mostra que não damos a devida importância ao que nos é sagrado.

Não usar maquiagem, esmaltes, brincos, anéis é um treinamento pra ficarmos mais desprendidas dessas coisas materiais. E desprender-se é um gesto de confiança, mostrando pras outras irmãs que elas também podem se desprender. Maquiamo-nos, na maioria das vezes, pra ficarmos diferentes, causar uma melhor impressão no mundo lá fora, já no Bethel, não queremos uma aparecendo mais que a outra, mas sim fortalecer a nossa união, a nossa igualdade e desprendimento das coisas mundanas.

Cabelos soltos e bem penteados, veste bem passada e no comprimento certo, meias e sapatos em bom estado também refletem não só o respeito com o paramento, mas com as pessoas que vão às reuniões nos assistir e principalmente respeito por nós mesmas.

O Paramento das Filhas de Jó representa os mais altos ideais e a forma que você o utiliza mostra a todos quem você é. Lembre-se disso a próxima vez em que for se vestir para uma reunião. Afinal quem ama cuida, e SE cuida.

Camila da Silva Vieira Prado Luz

Chamo atenção também aos Conselhos Guardiões de Bethéis. Nós, guardiões das Filhas de Jó devemos orientar nossas "crianças" naquilo que é correto, que para toda ação existe uma reação.

Mas isso deve ser feito com carinho, amizade e acima de tudo, amor.

Não podemos ser permissivos diante do receio de perder membros. Como diz nosso querido tio Alcoro, "apesar dos riscos, não podemos ser permissivos, ou a beleza da Ordem, que transcende as vestes brancas se perderá para sempre. A beleza da Ordem Internacional das Filhas de Jó não está somente nas nossas vestes brancas, mas NO COMPORTAMENTO das meninas. No comportamento delas enquanto paramentadas e no comportamento delas na sociedade, despidas do paramento material, mas revestidas de paramento espiritual".

Existe uma linha tênue entre a permissividade total e o radicalismo e devemos agir com cuidado para não andar em apenas um destes lados.

Com amor de Jó

Comentários

Unknown disse…
Parabéns irmã, tenho certeza que tudo o que foi passado a você foi entendido com carinho e agora você tem a oportunidade de passar as novas irmãs todo seu aprendizado. Lindo texto, beijos lilás;*

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia

Os símbolos são muito antigos e são conhecidos e compreendidos mesmo antes da construção das pirâmides. A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pelas quais deverão se esforçar. O simbolismo religioso tem sido preservado através dos séculos e é merecedor de nossa consideração. Entretanto, existe um outro símbolo que os membros de nossa Ordem deverão considerar como uma obrigação que é o nosso Robe. Os membros de nossa Ordem são facilmente reconhecidos por seus Robes brancos, alguns com toques de púrpura real, porém a maioria das pessoas não conhece a significância de nossas vestimentas. O Robe possui um profundo significado para todas as Filhas de Jó, por todas as maravilhosas lições em suas dobras. A Veste do Bethel é usado não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser simbólico das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar. A Veste do Beth

Como Fundar um Bethel

É necessário organizar o grupo de adultos, Conselho Guardião, que irão trabalhar pelo Bethel. São necessários nove adultos (pelo menos um Maçom e uma mulher com parentesco maçônico) e 15 meninas entre 10 e 20 anos (incompletos). Os requisitos necessários para ser membro do Conselho Guardião e para ser Filha de Jó. Quando tiver o número mínimo de pessoas, deve ser preenchido os formulários 101 e 222 e enviar ao Supremo Conselho Guardião, em Nebraska, solicitando autorização para abrir o Bethel. O pedido de autorização de fundação custa R$ 75,00 (setenta e cinco Reais), pagos em dólar, cujo valor é calculado pela cotação corrente. Se for pago com cartão de crédito (que é a forma mais segura e fácil), há um custo adicional de 7% de taxa de serviço, o que resulta no total de R$80,63 (vale o mesmo comentário acima). Para o pagamento é utilizado um formulário de ordem de pagamento. Após conferir os dados e pagamento, o Supremo Conselho emite uma "Dispensation" (Dispensa), que é a a