Pular para o conteúdo principal

Regimento Interno do Clube das Abelhinhas do Bethel # 01 de Goiânia





FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL
BETHEL # 01 – GOIÂNIA – GOIÁS – BRASIL
COLMEIA ABELINHAS PÉROLAS DA PROMESSA


          REGIMENTO INTERNO

NOME

O nome desta organização é Clube das Abelhinhas Pérolas da Promessa, das Filhas de Jó Internacional, patrocinado pelo Bethel # 01 de Goiânia – Goiás – Brasil.

·         Esta Colmeia foi instituída em 09 de Março de 2013.

OBJETIVO
O objetivo do clube é reunir moças e apresentar os valores das Filhas de Jó Internacional, integrando-as ao Bethel a fim de prepara-las para a iniciação.

A cada participante é dado o nome de Abelha ou Abelhinha.

DEFINIÇÃO

A Colmeia é um corpo auxiliar do Bethel de meninas  a partir de 6 anos que participam das atividades recreativas e filantrópicas do Bethel até completarem 10 anos e se tornarem elegíveis para iniciação.

ASSOCIAÇÃO

Moças com idade entre seis (06) e nove (09) anos que possuam parentesco Maçônico devem ter direito à associação. Parentesco Maçônico deve ser interpretado como significando um parentesco segundo a Constituição do Bethel, Artigo IV, Seção 1.

OFICIAIS

Na Colmeia Pérolas da Promessa não haverá cargos/oficiais.

REUNIÕES

·         Suas reuniões ocorrem em lugares reservados a elas, nos mesmos dias e no mesmo horário das reuniões do Bethel.

·         Não haverá um Ritual a ser seguido pelas Abelhinhas.

·         As reuniões das Abelhinhas devem ser conduzidas pela Presidente da Colmeia, ou designar alguém para isto (um Membro de Maioridade ou uma mulher membro do Conselho Guardião do Bethel)

·         Nenhuma reunião das Abelhinhas deve ser aberta sem a presença da Presidente da Colmeia o alguém designada por ela.

·         O Bethel deve exemplificar a Cerimônia de Filiação das Abelhinhas ( Boas Vindas) pelo menos uma (1) vez a cada ano.

·         Na Cerimônia de Filiação da Abelhinha deve ser entregue a elas:

o   Um (1) pin da Colmeia
o   Uma cópia do Regimento Interno da Colméia
o   Uma Carteirinha da Colméia

·         As Abelhinhas podem:
o   Assistir a Marcha de Abertura e a Cerimônia de Encerramento do Bethel.
o   Produzir ou decorar as recepções e a mesa do lanche para as Filhas
o   Servir como acendedoras das lanternas na Cerimônia de Posse das Oficiais do Bethel
o   Auxiliar as Filhas de Jô do Bethel na entrega de lembranças
o   Participar dos programas da gestão do Bethel (eventos)
o   Participar das atividades filantrópicas do Bethel

·         Roteiro da reunião da Colmeia
o   Oração feita por uma das Abelhinhas
o   Leitura da ata e chamada feita pela Secretária (Membro Adulto)
o   Leitura de um texto para reflexão ou para início dos trabalhos do dia feito por uma Abelhinha
o   Comentário sobre o texto
o   Desenvolvimento da atividade proposta.
o   Intervalo
o   Oração de encerramento feita por uma das Abelhinhas
o   Apresentação do trabalho realizado no templo para as Filhas de Jó e Conselho Guardião.


REUNIÃO COM PAIS

Deverá ser realizada uma reunião com os pais das candidatas, para explicar-lhes o que é o Clube das Abelhinhas, seu comprometimento com a Colméia e preenchimento do cadastro individual e da Petição de Filiação.


CONSELHO DAS ABELHINHAS

Para acompanhar as abelhinhas um Conselho Guardião composto por Membros de Maioridade e membros do CGB.
Este corpo de adultos são responsáveis por supervisioná-las e orientá-las nas suas atividades..


MENSALIDADE

·         Não há mensalidade
·         Poderá ser estipulado doação de alimentos, materiais de limpeza e/ou afins, para que as Abelhinhas tragam  cada reunião para a realização de  filantropias.

PARAMENTOS

·         Cerimônias: jardineira amarela com o nome da Colméia e uma abelhinha bordada, usada com camiseta de manga curta preta, meia calça branca, sapatilha preto e uma tiara amarela e preta (semelhante ás usadas pelas Filhas).

·         Uso diário: Camiseta da Colméia com jeans (bermuda,calça ou saia).

·         Estandarte

·         Mascote

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CLUBE

1. Apresentação de trabalhos com temas variados, podendo ser relacionados à datas importantes ou comemorativas, de acordo com as reuniões do Bethel.
2. Participação nas reuniões abertas do Bethel, onde sempre é passada a palavra às Abelhinhas para que elas se pronunciem sobre a cerimônia realizada.
3. Participação nas viagens do Bethel com apresentação do estandarte e mascote do Clube das Abelhinhas.
4. Participação nas filantropias do Bethel, assim como realização de filantropias próprias.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O uso do Paramento

Compartilho aqui com vocês a reflexão que nossa irmã Semy proporcionou na lista nacional, que é o uso dos nossos paramentos, em especial com a nossas vestes. Segue abaixo o texto que a irmã Camila Prado publicou no jornal do Grande Bethel de Minas Gerais: Paramento: use, e não abuse Uma das coisas que mais chamam a atenção em uma Reunião das Filhas de Jó é a beleza dos nossos paramentos. Quem não fica encantado com as lindas vestes brancas trançadas com cordões, transformando as meninas em retratos parecidos com os de Anjos? E o que dizer das belas capas de veludo roxo e das coroas brilhantes as quais adornam as Filhas que compõem a tríade? Em um primeiro momento, ao visitante leigo, pode parecer que toda a beleza da roupa das Filhas de Jó é apenas um atrativo para as meninas em idade apta se interessarem pela Ordem. Porém, ao sermos iniciadas, descobrimos que o paramento traz em si profundos significados filosóficos e morais. Cada vez que utilizamos nossas vestes somos convidadas a re

Simbologia

Os símbolos são muito antigos e são conhecidos e compreendidos mesmo antes da construção das pirâmides. A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pelas quais deverão se esforçar. O simbolismo religioso tem sido preservado através dos séculos e é merecedor de nossa consideração. Entretanto, existe um outro símbolo que os membros de nossa Ordem deverão considerar como uma obrigação que é o nosso Robe. Os membros de nossa Ordem são facilmente reconhecidos por seus Robes brancos, alguns com toques de púrpura real, porém a maioria das pessoas não conhece a significância de nossas vestimentas. O Robe possui um profundo significado para todas as Filhas de Jó, por todas as maravilhosas lições em suas dobras. A Veste do Bethel é usado não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser simbólico das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar. A Veste do Beth

Como Fundar um Bethel

É necessário organizar o grupo de adultos, Conselho Guardião, que irão trabalhar pelo Bethel. São necessários nove adultos (pelo menos um Maçom e uma mulher com parentesco maçônico) e 15 meninas entre 10 e 20 anos (incompletos). Os requisitos necessários para ser membro do Conselho Guardião e para ser Filha de Jó. Quando tiver o número mínimo de pessoas, deve ser preenchido os formulários 101 e 222 e enviar ao Supremo Conselho Guardião, em Nebraska, solicitando autorização para abrir o Bethel. O pedido de autorização de fundação custa R$ 75,00 (setenta e cinco Reais), pagos em dólar, cujo valor é calculado pela cotação corrente. Se for pago com cartão de crédito (que é a forma mais segura e fácil), há um custo adicional de 7% de taxa de serviço, o que resulta no total de R$80,63 (vale o mesmo comentário acima). Para o pagamento é utilizado um formulário de ordem de pagamento. Após conferir os dados e pagamento, o Supremo Conselho emite uma "Dispensation" (Dispensa), que é a a